“É necessário encontrar meios de inclusão para o idoso”, afirma Marçal Filho

0
"Precisamos dar mais atenção a população idosa", afirmou Marçal Filho na data em que é comemorado o Dia do Idoso

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) utilizou a tribuna nesta manhã (1º) para ressaltar a necessidade de uma atenção especial ao idoso. “No mês em que se comemora o dia dos Professores, o dia das Crianças, a campanha contra o câncer feminino do Outubro Rosa, também é muito importante falar do dia de hoje, 1º de outubro, em que se comemora o Dia do Idoso, um público bastante esquecido, pois ninguém valoriza seu conhecimento e experiência”, constatou.

“É necessário encontrar meios de inclusão para o idoso, não apenas como a inclusão que já existe, mas como força de trabalho. Há muitas leis que protegem os idosos, preferência nas filas e assentos, mas são poucas as pessoas que realmente tomam a iniciativa de beneficiar quem precisa. Eu vim aqui para defender os idosos hoje, pois só não envelhece quem morre, e o número de idosos crescerá ainda mais conforme projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Com a expectativa de vida aumentando, é preciso ampliar políticas públicas para os idosos”, destacou o deputado Marçal Filho.

O parlamentar lembrou que já defendeu, na tribuna, uma unidade de saúde voltada aos idosos em Mato Grosso do Sul. “Reitero ao Governo do Estado, com a utilização de emendas parlamentares estaduais e federais, e a parceria com a União, carrear verbas para a construção de uma unidade de saúde para atender exclusivamente as pessoas idosas naquilo que mais precisam, a saúde. A proposta vai ao encontro do aumento da população idosa brasileira. Em Curitiba, capital do Paraná, já existe a unidade Zilda Arns, hospital referência. Para o idoso que sofre todo tipo de enfermidade, qualidade de vida é algo subjetivo. Além dos males físicos, há a questão da autoestima, da depressão. Nossos idosos doentes pedem também o apoio da sociedade, não só da família. Essa é a reflexão que eu queria deixar aqui”, revelou Marçal Filho.

Projeto de lei

Marçal Filho também apresentou nesta manhã (1) o Projeto de Lei 253/2019, que inclui a “Peixada Dourados News”, realizada em Dourados, no calendário oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei na data de sua publicação.

O parlamentar justificou sua proposição. “A inserção da Peixada Dourados News no calendário oficial de eventos tem o objetivo de aumentar a visibilidade da festa que congrega a sociedade douradense, pessoas que representam a sociedade e trabalham em prol do desenvolvimento econômico da cidade”, explicou Marçal Filho.

*Matéria alterada às 12h17 para acréscimo de informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui