“É necessário encontrar meios de inclusão para o idoso”, afirma Marçal Filho

0
"Precisamos dar mais atenção a população idosa", afirmou Marçal Filho na data em que é comemorado o Dia do Idoso

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) utilizou a tribuna nesta manhã (1º) para ressaltar a necessidade de uma atenção especial ao idoso. “No mês em que se comemora o dia dos Professores, o dia das Crianças, a campanha contra o câncer feminino do Outubro Rosa, também é muito importante falar do dia de hoje, 1º de outubro, em que se comemora o Dia do Idoso, um público bastante esquecido, pois ninguém valoriza seu conhecimento e experiência”, constatou.

“É necessário encontrar meios de inclusão para o idoso, não apenas como a inclusão que já existe, mas como força de trabalho. Há muitas leis que protegem os idosos, preferência nas filas e assentos, mas são poucas as pessoas que realmente tomam a iniciativa de beneficiar quem precisa. Eu vim aqui para defender os idosos hoje, pois só não envelhece quem morre, e o número de idosos crescerá ainda mais conforme projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Com a expectativa de vida aumentando, é preciso ampliar políticas públicas para os idosos”, destacou o deputado Marçal Filho.

O parlamentar lembrou que já defendeu, na tribuna, uma unidade de saúde voltada aos idosos em Mato Grosso do Sul. “Reitero ao Governo do Estado, com a utilização de emendas parlamentares estaduais e federais, e a parceria com a União, carrear verbas para a construção de uma unidade de saúde para atender exclusivamente as pessoas idosas naquilo que mais precisam, a saúde. A proposta vai ao encontro do aumento da população idosa brasileira. Em Curitiba, capital do Paraná, já existe a unidade Zilda Arns, hospital referência. Para o idoso que sofre todo tipo de enfermidade, qualidade de vida é algo subjetivo. Além dos males físicos, há a questão da autoestima, da depressão. Nossos idosos doentes pedem também o apoio da sociedade, não só da família. Essa é a reflexão que eu queria deixar aqui”, revelou Marçal Filho.

Projeto de lei

Marçal Filho também apresentou nesta manhã (1) o Projeto de Lei 253/2019, que inclui a “Peixada Dourados News”, realizada em Dourados, no calendário oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei na data de sua publicação.

O parlamentar justificou sua proposição. “A inserção da Peixada Dourados News no calendário oficial de eventos tem o objetivo de aumentar a visibilidade da festa que congrega a sociedade douradense, pessoas que representam a sociedade e trabalham em prol do desenvolvimento econômico da cidade”, explicou Marçal Filho.

*Matéria alterada às 12h17 para acréscimo de informações.

Artigo anteriorOutubro começa com tempo firme em todo Estado
Próximo artigoPortadores de diabetes poderão ter atendimento diferenciado na rede de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui