Árvore ipê amarelo, rosa, roxo, branco.. você certamente já deve ter avistado e se encantado por alguma delas, independentemente da região do Brasil em que resida. É que a espécie dá em todos os cantos do nosso país. Inclusive, o ipê-amarelo foi declarado como a flor símbolo nacional em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro, dependendo da região.
As imagens das árvores abaixo, se encontram no bairro: Tapajós, Centro, Berneck e Itaipu. Confira abaixo uma estória sobre a árvore Ipê e Deus:
– Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a terra. Foi aquela alegria.
Outono, Verão, Primavera, diziam! Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno. Então Deus parou a reunião é perguntou:
– Por que ninguém escolhe a época do inverno?!? Cada um tinha sua razão. Muito seco! muito frio! muita queimada! Então Deus pediu um favor. Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e no frio embelezar o mundo…. Todos ficaram em silêncio.
Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse: – Eu vou!… E Deus com um sorriso perguntou: – Qual seu nome minha filha?! Me chamo Ipê, senhor!
As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno. Então Deus respondeu:
– Por atender meu pedido farei com que você floresça no inverno não só com uma cor. Para que também no inverno o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme.
Texto e fotos: Carina Yano
Fonte: Compre Rural e Blog Giuliana Flores
#PraCegoVer – Imagens da árvore Ipê Rosa em vários pontos da cidade pelo bairro: Berneck, Itaipu, Centro e Tapajós