Municipalização do trânsito será tema de seminário nos dias 29 e 30 na Assomasul

0
CNM Qualifica discute trânsito na Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

A municipalização do trânsito será tema de seminário nos dias 29 e 30  deste mês no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Destinado à qualificação de gestores públicos e técnicos municipais de trânsito, o evento faz parte do “CNM Qualifica”, organizado pela Confederação Nacional de Municípios em parceria com a Assomasul.

O CNM Qualifica tem objetivo de promover capacitação em áreas fundamentais para a gestão municipal.

Vale lembrar que já foram realizadas quatro etapas do “CNM Qualifica” nas dependências da Assomasul envolvendo outros temas, como “Meio Ambiente”, nos dias 24 e 25 de abril; “Alternativas para o Incremento de Receitas”, dias 29 e 30 de maio; Gestão de Saúde nos Municípios, em 4 de junho; e “Capacitação de Recursos e Plataforma + Brasil”, nos dias 24 e 25 de junho deste ano.

A realização de cursos de qualificação é uma das pautas prioritárias da atual diretoria da Assomasul, presidida pelo prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, visando oferecer novas ferramentas operacionais para o aprimoramento da administração municipal.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação, o seminário será das 8h30 às 12h da próxima segunda-feira, tendo continuidade no dia seguinte no mesmo horário.

No primeiro dia, serão debatidos  “legislação aplicada” (Sistema Nacional de Trânsito); “os direitos e obrigações dos municípios”, além de itens relacionados a estrutura municipal de trânsito, como órgão de trânsito,  autoridade de trânsito, nomeação dos membros da JARI, Regimento da Jari, educação de trânsito e engenharia de tráfego e sinalização.

Ainda na segunda-feira, os temas em discussão serão “a função da sinalização de trânsito no círculo virtuoso do trânsito; seguro; aspectos de ordem legal relacionados à sinalização; princípios da sinalização; fiscalização de trânsito; convênios; reciprocidade e estatística.

Já na terça-feira, os gestores e técnicos municipais terão acesso aos seguintes assuntos a serem abordados como parte do processo administrativo: julgamento da consistência do auto de infração de trânsito; instauração do processo; notificação de autuação; apresentação da defesa; recebimento e instrução da defesa; julgamento da defesa; penalização; recurso à JARI; notificação do resultado do julgamento; recurso ao Cetran; encerramento da instância administrativa; aspectos gerais do processo administrativo; prazos; prescrição e decadência; motivação dos atos administrativos; legitimidade dos agentes públicos e ampla defesa.

Artigo anteriorTempo aberto propicia evolução rápida na obra da pavimentação asfáltica na Avenida Brasília
Próximo artigoReceita Federal anuncia normas para entrega da Declaração do ITR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui