Teste da orelhinha foi efetuado nesta sexta (24)

0

O teste da orelhinha foi realizado nesta manhã no Amed (Centro Empresarial de Saúde) com o Dr. Paulo Renato da Silva. O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido.

Desde 2010 é determinado por lei que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que é gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 3 meses de vida.

O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.

Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares.

Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e o grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos de amplificação ou implante coclear e terapia fonoaudiológica.

O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas.

Texto: Carina Yano
Fonte: Revista Crescer e BVS MS
Fotos: Neco Rocha

Imagens do Doutor Paulo realizando o teste da orelhinha no bebê

Artigo anteriorProfessor e escritor João Urague Filho fala hoje sobre”O PODER DO AUTO CONHECIMENTO”
Próximo artigoViveiro Municipal tem variedades á disposição da população e teve inauguração de espaço para lazer que merece ser desfrutado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui