Reinaldo diz que Avançar Cidades é importante porque projetos são feitos pelos municípios

0
66
Reinaldo e Caravina cumprimentam ministro Canuto

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou na tarde de quinta-feira (4), na Assomasul, da cerimônia de formalização de contratos e repasses de recursos como parte do Programa Avançar Cidades — Mobilidade Urbana, com os municípios de Sonora, Paraíso das Águas e Ponta Porã e de seleção de propostas apresentadas pelas prefeituras de Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bonito, Ivinhema, Maracaju e Naviraí.

Na presença do presidente da entidade, Pedro Caravina, prefeitos e parlamentares, Reinaldo disse que  o Avançar Cidades é importante porque os projetos são feitos pelos municípios e  atende as necessidades da população.

Ele disse ainda que por meio do programa o Governo do Estado conseguiu R$ 200 milhões para levar a universalidade do saneamento básico a vários municípios do Estado. “Sabemos como as obras de infraestrutura urbana são importantes para todos os municípios e com certeza teremos mais qualidade de vida para as pessoas”, disse.

Com R$ 80,219 milhões em projetos selecionados para obras de pavimentação, drenagem e sinalização viária em Mato Grosso do Sul, o governador participou da cerimônia alusiva aos investimentos ao lado dos ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Dez projetos de Mato Grosso do Sul foram selecionados no âmbito do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana/Grupo 1 (com até 250 mil habitantes), do governo federal. Os municípios contemplados são Ponta Porã, Paraíso das Águas, Sonora, Aral Moreira, Antônio João, Naviraí, Aquidauana, Maracaju, Ivinhema e Bonito. Desses projetos, três já tiveram o contrato assinado.

A verba também custeia, em alguns municípios, a elaboração de projetos executivos, implantação de calçadas, iluminação pública, ciclovia e construção de ponte de concreto armado.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, outras 26 propostas de Mato Grosso do Sul também foram pré-selecionadas. “É uma celebração. Temos 36 propostas, três felizmente já atingiram seu final, contrato celebrado. Paraíso das Águas, Ponta Porã e Sonora estão nessa fase. Parabenizo os prefeitos”, afirmou.

O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo de caráter urbano, ao transporte não motorizado e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Os recursos disponibilizados para o Avançar Cidades – Mobilidade Urbana são de financiamento, oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Após a seleção final pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os municípios têm até um ano para contratar a proposta com o agente financeiro. Ponta Porã, Paraíso das Águas e Sonora foram selecionados em setembro de 2018 e assinaram a contratação no último mês de março.

Também participaram do evento os secretários Sergio de Paula (Gestão Política), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Carlos Alberto de Assis e Geraldo Resende (Saúde), os senadores Nelsinho Trad e Simone Tebet, os deputados federais Rose Modesto, Beto Pereira e Luiz Ovando, além de deputados estaduais, mais de 30 prefeitos e vereadores.

Artigo anteriorCaravina diz que governo federal demonstra ter compromisso com os municípios
Próximo artigoAkamu tem calendário consolidado em Mundo Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui