A dois dias do primeiro jogo da semifinal do Paulistão, as declarações de José Carlos Peres, presidente do Sntos, ganharam repercussão no CT do Corinthians. Entrevistados do dia nesta sexta-feira, os volantes Ralf e Júnior Urso foram questionados sobre a polêmica.
Em vídeo viralizou nas redes sociais, Peres falou em “matar os gambás” nas semifinais.
Segundo Ralf, todos os jogadores do elenco já viram o vídeo.
– Chegou no celular de todos, pegou de surpresa, ainda mais véspera de um clássico tão importante. Mas são coisas que acontecem internamente, mas vamos focar no nosso objetivo e dar a resposta em campo. Fora de campo não adianta, é melhor focar nas quatro linhas – disse Ralf.
– Somos adversários, não somos inimigos. Claro que sobrecarrega num clássico desse, numa semifinal, mas temos que focar em jogar, nosso objetivo maior é vencer esse jogo – completou.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/03/29/whatsapp_image_2019-03-29_at_10.42.31.jpeg)
Ralf e Júnior Urso deram entrevista no CT do Corinthians — Foto: Maurício Oliveira
Para Urso, esse tipo de provocação era comum no passado, mas não tem mais vez no futebol.
– Acho que já aconteceu muito no futebol, antigamente era normal presidente ou jogadores provocando, era normal no passado. Mas o futebol mudou dentro e fora do campo, tem que ter respeito. É uma opinião dele se expressar desta forma. Temos que nos permanecer calmos, de repente é para tentar nos desestabilizar. Temos que ser maduros para não absorver coisas ruins.
A polêmica
Num vídeo que circula na internet, o presidente do Santos fez declaração provocativa e usou a palavra “gambá” para se referir ao Corinthians, termo pejorativo costumeiramente usado por torcedores rivais aos corintianos.
– Segunda-feira, todo mundo aqui no Pacaembu. Vamos lotar, esgotar esses ingressos imediatamente. Vamos fazer um grande jogo contra o Corinthians já no primeiro jogo, e no segundo a gente mata os gambás de vez – discursou o presidente do Santos.
Na noite de quinta, o Santos divulgou uma nota em que Peres se desculpa:
“Dada a repercussão de uma conversa bastante informal com alguns torcedores santistas na noite desta quinta-feira (28), o Presidente José Carlos Peres vem a publico esclarecer que preza pelo respeito a todos os adversários, e que a declaração gravada trata-se de um trecho que acabou descontextualizado.
‘Não trata-se de montagem ou coisa do tipo, esta é uma fala que foi tirada do contexto, onde eu respondia a uma provocação direcionada aos nossos torcedores. Ainda assim não justifica a brincadeira de péssimo gosto. Peço desculpas caso alguém tenha se sentido ofendido e desejo que tenhamos dois grandes clássicos na próxima semana, com bom futebol e respeito acima de tudo’.”
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/01/13/whatsapp_image_2019-01-13_at_13.26.34.jpeg)
Presidentes Andrés Sanchez e José Carlos Peres, no Almoço da Paz entre jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica de Corinthians e Santos — Foto: Marcelo Braga
Mais cedo, o presidente do Santos havia se esquivado ao comentar a declaração de Andrés ao “Grande Círculo”, programa do SporTV.
– Andrés é um grande amigo, respeito muito. Ele é um brincalhão, não dá para discutir com o Andrés. Ele vive tirando uma e diz que sou louco. Isso é bom, né? Louco todo mundo respeita. Ele é boa gente. Ele é gozador o tempo todo e faz as provocações dele. Não quero nenhuma briga com ele. Nunca tive nenhum problema e não vai ser agora – disse.
Corinthians e Santos iniciam a disputa das semifinais do Paulistão neste domingo, às 16h (de Brasília), em Itaquera.
Fonte: G1