Após acompanhar de perto as ações da Caravana da Saúde nas Escolas junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o deputado Paulo Corrêa (PSDB), usou a tribuna da Assembleia nesta terça-feira para destacar a importância do projeto, anunciando que pelo menos 26% dos alunos já avaliados apresentaram algum problema auditivo ou visual, o que pode compromete o rendimento escolar.
“Em 2008 nos aprovamos um projeto de autoria do deputado Junior Mochi, que criou o programa ‘ver e ouvir’, para atender os alunos da rede pública de ensino. De lá para cá temos tentado colocar isso como prioridade no orçamento. Ontem eu visitei a Escola Municipal Professora Oneida Ramos e vi que o programa está acontecendo, a partir da Caravana da Saúde nas Escolas, e dando resultado. É uma coisa simples e um grande projeto social, mas que só agora foi colocado em pratica pelo governador Reinaldo Azambuja”, destacou Paulo Corrêa.
A visita à Escola Municipal Professora Oneida Ramos, localizada na região Sul de Campo Grande, aconteceu nesta segunda-feira. No local Paulo Corrêa, Reinaldo Azambuja, os secretários de estado de Saúde Carlos Coimbra e de Educação Maria Cecília Amendola da Mota e outras autoridades puderem acompanhar a realização dos exames nos estudantes 4º ao 7º ano. Até agora, do total de 8.200 alunas que passaram pela avaliação em Campo Grande, 2.132 apresentaram problemas e agora vão fazer exames específicos, e se necessário, receber óculos e aparelho auditivo, tudo gratuitamente.
Durante a fala de Paulo Corrêa, o autor da Lei “3.537/2008, que instituiu o Programa “Ver e Ouvir”, deputado Junior Mochi (MDB), lembrou que antes da implementação do programa, alguns estudantes eram vistos como alunos que não acompanhavam o ensino escolar, quando na verdade tinham dificuldades visuais ou auditivas que não eram identificadas.
“É um projeto já antigo e que felizmente está sendo implementado no Estado. Este Programa é extremamente importante na melhoria dos índices da qualidade de ensino do Estado. Sua implementação com certeza trará muitos benefícios para a população de Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Casa de Leis.
Paulo Corrêa concluiu a fala parabenizando o Governo do Estado pela atenção à saúde. Em sua primeira etapa o programa Caravana da Saúde ofereceu atendimento de diversas especialidades para toda a população e agora está com atenção voltada à população indígena e aos alunos da rede pública.