Comissão Municipal de Mundo Novo se reúne e acompanha trabalhos do Censo Agro no município

0

Semcos

Na manhã desta sexta-feira (26), a Comissão Municipal de Geografia e Estatística se reuniu na Sala de Reuniões da prefeitura de Mundo Novo para receber informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o Censo Agropecuário que está sendo feito em Mundo Novo e Japorã.

No estado o andamento do Censo já ultrapassou 80% e em Mundo Novo mais de 60% dos estabelecimentos agropecuários já foram entrevistados. Marcelo, um dos supervisores, lembrou que muitos produtores não dão as informações com medo de que é uma fiscalização.

“Isto é muito ruim para o próprio município, porque a nossa missão é simplesmente apurar a produção em Mundo Novo e Japorã. Por exemplo, em dados do Censo, que estarão à disposição de investidores, o município pode receber uma empresa de Laticínio, suponhamos, caso os números de produção de leite sejam satisfatório. Ou seja, a ocultação de informação só prejudica o próprio setor”, explicou Marcelo.

Andréia, supervisora da equipe, que tem um local cedido pelo Governo de Mundo Novo na Biblioteca Municipal, lembrou que há sigilo na informação, não sendo declarado produtor e estabelecimento agropecuário. O trabalho está sendo realizado por sete recenseadores. Mundo Novo conta com mais de 600 estabelecimentos agropecuários (um mesmo estabelecimento pode ter mais de uma propriedade rural).

A reunião foi coordenada por Paulo José Diniz Junior, do IBGE, pela recenseadora Fernada, supervisores Andreia e Marcelo, Jandaia Caetano (Semcos), Pinduca (Câmara Municipal), Maurício Simão (Sindicato dos Trabalhadores), Júlio Lucca (ACIMN), Dirceu Rigor (Agraer), Marcelo Kerber (Coopagril), Renata Remonti e Cesar Mariano (Habitação Municipal).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui