MS registra queda em número de desocupados e tem 2º menor percentual de desempregados do País

0

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul tem a segunda menor taxa de desocupação do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do terceiro trimestre de 2019, divulgada nesta terça-feira (19.11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As menores taxas estão em Santa Catarina (5,8%), Mato Grosso do Sul (7,5%) e Mato Grosso (8,0%).

“Segundo os dados do IBGE, Mato Grosso do Sul conta com 1,3 milhões de ocupados e o número de desocupados caiu, passando de 120 mil para 108 mil, em relação ao segundo trimestre de 2019. Essa melhora ocorreu com as contratações de 10 mil novos empregados no Comércio e 11 mil novos empregados em Outros serviços”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, Daniela Dias, destaca que o resultado já era esperado, uma vez que os indicadores deste ano estão melhores na comparação ao ano passado, e até mesmo ao inicio da instabilidade econômica que é datada a partir do segundo semestre de 2014. Para ela apesar de ainda existir uma alta taxa de desemprego, o Estado tem tido recuperações bastante expressivas, principalmente para o segmento de bens e serviços. “É justamente no momento de instabilidade econômica que há geração de mais serviços por que parece que criatividade se aflora um pouco mais, e aumenta a abertura de MEIs como uma alternativa de renda”, explica.

De acordo com a economista, mais de 70% das empresas no Estado pertence a esse segmento. “Mais de 70% dos empregos também são pertencentes  a esse segmento e mais de 50% do PIB também é de responsabilidade do comércio, de bens, serviços e turismo. Então, diante desses dados existe a percepção de que trata-se de um setor, de um segmento, que precisa ter uma recuperação um pouco mais rápida e um pouco mais intensa”, afirma.

Mireli Obando – Subsecretaria de Comunicação (Subcom), com a colaboração da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Foto: Arquivo

Artigo anteriorProjeto “Mulheres em Cena” de Amambai se apresenta em Goiânia – GO durante evento internacional
Próximo artigoGoverno do Estado declara Situação de Emergência em Porto Murtinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui