Sensível e preocupada, Assembleia atua para reduzir índices de suicídio em MS

0
Amarelo é a cor do apoio a quem pede ajuda para seguir a vida; a Assembleia está atenta ao problema

O silêncio, a indiferença e o preconceito como resposta a tantos pedidos de socorro contribuem para o crescimento alarmante das estatísticas de suicídio: em Mato Grosso do Sul, há cinco casos, em média, por semana e, em duas décadas, 4.079 sul-mato-grossenses se mataram, número próximo à da população de alguma cidade pequena do Estado, como Rio Negro, Novo Horizonte do Sul e Jateí.

Os dados, do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são mais que números; são um apelo, uma exigência de ações emergenciais. Consciente da gravidade da situação, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tem discutido estratégias de atuação, realizado eventos e apresentado proposições. Durante este mês, o do “Setembro Amarelo”, deputados têm ocupado a tribuna, com frequência, para falar sobre o assunto e uma audiência pública foi realizada há duas semanas. Além disso, três leis sobre medidas preventivas nasceram de propostas dos deputados, há projetos tramitando na Casa de Leis e, neste ano, foi criada uma frente parlamentar para discutir ações de enfrentamento ao problema.

Pelo Ato 38/2019, da Mesa Diretora, publicado no Diário Oficial da Casa de Leis, de 15 de julho deste ano (na página 12), foi instituída a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. O grupo, coordenado pelo deputado Marçal Filho (PSDB), objetiva “implementar ferramentas e defender o fortalecimento das políticas públicas em defesa da saúde mental, visando ao combate à depressão e ao suicídio em Mato Grosso do Sul”. Também participam os parlamentares Antônio Vaz (Republicanos), Cabo Almi (PT), Coronel David (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PDT), Lidio Lopes (PATRI) e Lucas de Lima (Solidariedade).

Artigo anteriorCorumbá recebe cerca de 600 atletas para os Jogos Escolares da Juventude de Natação e Atletismo
Próximo artigoPrefeito Valdomiro recebeu visita de empresário na última semana, com interesse de investimento no município

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui