Marun tem esperança de voltar para Itaipu após voto favorável em julgamento

0
Mesmo afastado, Carlos Marun participou da 8ª Reunião do Corredor Rodoviário Bioceânico, nesta quarta-feira, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O ex-ministro Carlos Marun não estava otimista quanto seu retorno para o conselho da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Mas, voto favorável da desembargadora Marga Inge Barth Tessler, da 3° turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4° Região), em sessão realizada nesta terça-feira, trouxe esperança.

A fé em decisão favorável foi expressa por ele mesmo, na manhã desta quarta-feira, enquanto compunha mesa na 8° Reunião do Corredor Rodoviário Bioceânico, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, realizada em Campo Grande. “Não estava otimista, porque já começamos perdendo por um a zero. Mas abriu divergência logo no primeiro voto”.

Em março deste ano, o desembargador Rogerio Favreto, suspendeu, em caráter liminar, a nomeação de Marun. A decisão teve como base a ação impetrada pelo advogado de Joinville (SC), Rafael Evandro Fachinello, com suporte do MPF (Ministério Público Federal).

O argumento é que a nomeação do então presidente da República, Michel Temer, ocorreu por “critérios políticos e imorais”, sendo uma afronta à Lei das Estatais (13.303/16), já que Marun esteve em cargo público pouco antes na nomeação. A defesa do ex-ministro sustenta a tese de que as regras relativas às estatais não se aplicam à binacional.

Ontem, em julgamento do recurso impetrado pela defesa do ex-ministro, Favreto, relator da ação, manteve a suspensão. No entanto, a desembargadora Marga Ingebarth Tessler votou favorável ao agravo. Diante do impasse, a desembargadora Vânia Hack de Almeida pediu vistas do processo e o julgamento foi suspenso. Ainda não há data para a próxima sessão.

A preocupação de Marun é em relação a quantidade de brasileiros no conselho, já que seu lugar está vago há quase cinco meses. O conselho da Itaipu é formado por 14 pessoas, sendo 7 brasileiro e 7 paraguaios. “Estamos com um a menos no conselho”, lamentou.

A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.

Fonte: Campograndenews

Artigo anteriorEdital prevê R$ 6 milhões de investimento para produções audiovisuais de MS
Próximo artigoReinaldo se diz confiante em proposta de Paulo Guedes para pacto federativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui