Presidente da Comissão de Saúde, Antônio Vaz discute situação da saúde no Estado

0
Antônio Vaz falou sobre a situação da saúde pública em Mato Grosso do Sul

Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Vaz (PRB) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (3), para debater a situação da saúde em Mato Grosso do Sul. Ele lamentou as dificuldades enfrentadas pela população carente e a precariedade dos serviços.

“Pessoas estão morrendo nas filas das unidades de saúde, que estão superlotadas. Como agentes públicos, temos o dever de fiscalizar e solicitar providências do Executivo. Campo Grande deverá ter um Hospital Municipal em 10 anos, esse tempo é muito longo. A questão é grave”, disse o parlamentar.

Em aparte, Cabo Almi (PT) afirmou que a situação é a mesma em todo País. “Infelizmente, a saúde não é tratada como prioridade no Brasil. Nós, do Poder Legislativo, não somos ordenadores de despesas e sofremos muito em ver a realidade do cidadão que necessita do serviço público”, desabafou.

Antônio Vaz também comentou a importância da Resolução 10/2019, que aprova a apresentação à Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) para alterar os artigos 166 e 198 da Carta Magna e estabelecer que a União destine, no mínimo, 10% da sua Receita Corrente Bruta (RCB) às ações e serviços públicos de saúde.

“O aumento das aplicações de recursos na saúde será gradativo, iniciando com 7,5% da receita bruta no primeiro ano e chegando a 10% após seis anos. Caso seja aprovado pelo Congresso, a saúde deverá melhorar um pouco”, afirmou o presidente da Comissão Permanente.

Artigo anteriorValdomiro Sobrinho comandou o Fala Sério desta Terça na sua TVSobrinho
Próximo artigoCCJR aprova tramitação de projeto que protege dados pessoais de consumidores de MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui