Mundonovense, mestra em Ciências Ambientais, apresentou trabalhos em Congresso Internacional

0

Mundonovense, mestra em Ciências Ambientais, apresentou trabalhos em Congresso Internacional; (confira entrevista completa com a pesquisadora https://youtu.be/2txfb8ELXtQ)

Diretor municipal de Meio Ambiente, Teodoro Menezes, também participou do encontro (confira entrevista completa com o diretor https://youtu.be/cdqY-38tWD4)

Com dois projetos aprovados, a mundonovense Jaqueline Meireles apresentou-os em Foz do Iguaçu, no final do último mês, no II Congresso Latino-Americano de Resíduos Sólidos. O diretor de Meio Ambiente de Mundo Novo, Tedoro Menezes, também fez parte do encontro.

Jaqueline Meireles se formou em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental – ambas pela UEMS (Universidade Estadual) de Mundo Novo. Recentemente se formou em mestra em Ciências Ambientais, na Unioeste (Toledo).

Os projetos selecionados, e apresentados em Foz, foram:
1) Perfil dos Catadores da Associação dos Recicladores Ambientais Mundonovenses;
2) Gestão de Resíduos Sólidos nas Indústrias de Confecções de Mundo Novo.

A pesquisadora ainda lembrou que o seu Trabalho de Conclusão de Curso, em 2015, foi sobre a Coleta Seletiva no município – Segundo Jaqueline, a pesquisa apontou 596 toneladas de material reciclado em um ano, que evitou-se do aterro sanitário.

Ela também lembra que o trabalho se tornou artigo científico em revista importante da área (algo muito difícil, segundo Mereiles). O próximo passo da mundonovense é tentar o doutorado em uma universidade federal do Paraná e continuar pesquisando sobre resíduos sólidos. Após, isto, Jaqueline pretende dar aulas em universidade e abrir uma empresa de consultoria.

Texto, imagens e reportagem: Jandaia Caetano
Edição: Ademar Silveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here