Direção responsável é fundamental para diminuir acidentes na Semana Santa

0

Curitiba, abril de 2019 – Feriado de Páscoa se aproxima e os motoristas se preparam para encarar as estradas. Dados da Polícia Rodoviária Federal, do balanço da Operação Semana Santa de 2018, mostram que o desrespeito às leis e a irresponsabilidade ao volante ainda são os principais inimigos de um trânsito seguro.

            Ano passado, foram fiscalizadas mais de 100 mil pessoas e veículos pela PRF em todo o país, durante quatro dias, que resultaram no registro de 5.198 ultrapassagens indevidas e 59.673 imagens capturadas pelos radares fotográficos por excesso de velocidade. Também foram autuados 760 condutores por embriaguez e 460 por falta do uso de cadeirinha.

Para conter os altos índices de acidente, o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos, defende a implementação de ações integradas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito.  “Quanto mais alta a velocidade, maiores os riscos de perda de controle do veículo e maior é a distância percorrida até a frenagem total. A 80km/h a distância de frenagem é de 53 metros, já a 112km/h a distância aumenta para 96 metros, ou seja, um quarteirão inteiro”, relaciona.

A redução da velocidade nas estradas é uma das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), considerada como uma das medidas mais efetivas para reduzir o número de mortes relacionadas ao trânsito.

assinaturas lide

Artigo anteriorFundação de Cultura traz contação de histórias no estande do Governo no último dia da Expogrande
Próximo artigoCorretores de seguros ganham novas soluções

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui