Laudo aponta grandes perdas na Agricultura de Mundo Novo

0

Na manhã de ontem quarta-feira (19), na Sala de Reuniões da prefeitura, técnicos de empresa de assessoria privada, cooperativa, Defesa Civil, Agraer, secretarias municipais e o prefeito Valdomiro Sobrinho (PR) discutiram a estiagem que vem prejudicando o desenvolvimento da agricultura, em especial da soja.

Um laudo mostrou grande perda da cultura. Segundo o agrônomo Paulo, da cooperativa Copagril, “pra quem plantou entre 15 de setembro e 05 de outubro a perda já pode chegar a 90%”. Para quem plantou depois chuvas podem minimizar a perda, mas segundo o engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura, Zeca Lunardi, “o estrago já está feito e o quadro de grande dificuldade para o setor na colheita será irreversível”.

A secretaria municipal de Agricultura deve encaminhar o laudo para o prefeito Valdomiro e o Governo deve decidir até o início do ano se decreta estado de emergência diante da estiagem (tempo seco, sem chuvas). Há fatores positivos, como a possibilidade de socorro aos produtores pelas linhas de crédito financeiro possíveis no mercado. O ônus pode ser a limitação de algumas ações do executivo diante de um estado de emergência.

Participaram da reunião a vice-prefeita Rosária Andrade (Gestão e Planejamento), o secretário municipal Geraldo Lopes (Agricultura) e o coordenador municipal da Defesa Civil, Cesar Filho. A gerente municipal da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Rural), Kátia Garicoix, o técnico em Agropecuária Marcelo (Copagri) e Luiz Temporim, da LTN Assessoria Agropecuária, também discutiram a questão. Presença ainda do coordenador municipal de Defesa Civil de Eldorado, Wilson Duarte, e de Walter Silva, de Japorã e Consórcio Conisul.

Artigo anteriorEm rua escura, homem é surpreendido por motociclista armado e baleado no pé
Próximo artigoValdomiro Sobrinho e Gislaine Rocha participam da solenidade de formatura da Escola Estadual Castelo Branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui